Relator da Lei na CFT, deputado Pedro Eugênio, apresenta documento para a Comissão de Cultura

10/06/2013 16h45

Deputado federal Pedro Eugênio (PT/PE), relator do Procultura na Comissão de Finanças e Tributação

 

Foto:Agência Câmara dos Deputados

Em reunião deliberativa de quarta-feira (05), o colegiado recebeu o relator da Lei do Procultura na Comissão de Finanças e Tributação (CFT), o deputado federal Pedro Eugênio (PT/PE). Ele apresentou aos deputados as principais mudanças pontuadas por ele no projeto original.

Segundo o parlamentar, a transformação mais forte do seu relatório refere-se ao montante da renúncia fiscal que passa dos atuais 4% para 6% como teto: “As mudanças realizadas têm o objetivo de garantir mais recursos para o setor cultural. Infelizmente o orçamento para a Cultura é diminuta e dada a pouca importância estratégica que ela ocupa no planejamento do Estado. A Cultura é a alma de um país, porque tem aspectos extremamente fundamentais”, diz.

Ainda segundo Pedro Eugênio, “outro ponto fundamental apresentado é o desafio de melhorar a distribuição de recursos entre todos os estados da federação e garantir a ‘universalização’ do fomento à todas linguagens e expressões culturais”. Já a presidenta da Comissão de Cultura, deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), destacou a importância do Procultura no País: “Esse projeto não trata apenas da revisão do incentivo à Cultura, na verdade, a proposta debate o orçamento da área, de como ele deve ser composto e de como deve e pode ser usado”, aponta.

Sobre o artigo que trata dos critérios para pontuação e classificação dos projetos apresentados para receber o incentivo, o deputado federal Jean Willys (PSOL/RJ) sugeriu que a questão da acessibilidade aos equipamentos culturais fosse olhada com atenção: ”Acredito que a proposta do Procultura precisa aprofundar mais o item que trata da acessibilidade aos equipamentos culturais. Quando falo de acessibilidade incluo as placas de sinalização para que o turista saiba o local que se encontra o museu, a biblioteca e outros espaços culturais. E falo também do preparo desses equipamentos culturais para receber todos os cidadãos, inclusive as pessoas com deficiência física”.

 A parlamentar Jandira Feghali sugeriu que o colegiado elabore um estudo junto com a sua assessoria técnica, a titulo de cooperação, para apresentar ao relator do Procultura, na Comissão de Tributação, deputado Pedro Eugênio, antes da votação da proposta na CFT.

Relator do Procultura na Comissão de Tributação explica a importância da proposta 

 

Deputada federal Luciana Santos, "Procultura significa financiamento democrático"