Projetos de arte receberão incentivo do Governo para atuar dentro de escolas da rede básica

22/05/2013 12h15

Arte divulgação

Projetos de arte receberão incentivo do Governo para atuar dentro de escolas da rede básica

“Serão escolhidas as propostas mais bonitas e que possuam um caráter da cultura popular.”, destacou o ministro da Educação Aloízio Mercadante.

 

Os ministérios da Educação (MEC) e Cultura (Minc) lançaram, em coletiva à imprensa, na terça-feira (21), o programa “Mais Cultura nas Escolas”, com objetivo de incluir projetos de arte externos nas unidades de atenção básica. No evento também foi apresentado o projeto “Universidade das Artes”, que pretende criar uma nova instituição federal de ensino superior com cursos de graduação das manifestações culturais. Estão previstos cursos de música, artes plásticas, cinema, audiovisual, entre outros.

O programa pretende financiar 5 mil projetos de atividades artísticas e pedagógicas nas escolas da rede pública com investimento de até R$ 100 milhões no ano de 2013. Estados e municípios terão 100 dias para enviar propostas a partir de seu lançamento: “Serão escolhidas as propostas mais bonitas e que possuam um caráter da cultura popular. O projeto vai ajudar o aluno a ter interesse pela escola e a formar uma geração mais criativa. A escola passará a ter um espaço lúdico, de lazer e criatividade. A cultura é um setor que gera muito emprego, gera muitas oportunidades, fortalece a nossa identidade, cidadania, estimula a criatividade. O Brasil tem um potencial turístico cultural fantástico", destacou o ministro Aloízio Mercadante.

Segundo informações que estarão no edital, as atividades serão desenvolvidas dentro ou fora da escola por no mínimo seis meses. Os agentes culturais poderão ter ou não formação acadêmica, mas devem desenvolver atividades culturais, como a música, o teatro, o audiovisual, a literatura, o circo, a dança, a tradição oral Griô (contação de histórias), artes visuais e demais linguagens culturais.

A ministra Marta Suplicy destacou que o programa vai melhorar a formação do aluno: “Nós vamos potencializar os processos de ensino e de aprendizado integrando práticas criativas e diversidade cultural à educação básica. Nós acreditamos que isso é um primeiro passo pra uma integração cultural cada vez maior entre os dois ministérios (Cultura e Educação)", destacou.

O ministro Aloízio Mercadante explicou que a universidade das artes vai ser construída pelo MEC em parceria com o Ministério da Cultura: “Esta universidade vai fazer parte do quadro de excelência das instituições públicas do país. Nós queremos unir nessa universidade todas as expressões mais importantes da cultura, da música clássica, da dança clássica, da música popular, da dança popular, das artes plásticas e poesia. Tudo isso no formato de graduação, mestrado, doutorado e pós graduação em uma única grande instituição brasileira. O MEC tem até cem dias para apresentar o edital final”, enfatizou o ministro.