Parlamentares aprovam audiência pública com Fora do Eixo e Mídia Ninja

Os deputados Nilmário Miranda (PT/MG) e Jandira Feghali (PCdoB/RJ) apresentaram um requerimento para a realização de uma audiência pública com os representantes do Fora do Eixo e da Mídia Ninja. Após amplo debate entre os parlamentares, o colegiado aprovou por unanimidade o requerimento com o acréscimo de um convidado da academia.
29/08/2013 16h50

CCULT

Parlamentares aprovam audiência pública com Fora do Eixo e Mídia Ninja

Em reunião, parlamentares aprovam debate com mídia alternativa.

Desde que estouraram as manifestações de junho pelo País, o coletivo Fora do Eixo e a Mídia Ninja ficaram populares, ganharam as ruas, mais adeptos e incomodaram muita gente. No dia 5 de agosto, o programa Roda Viva, da TV Cultura, levou Pablo Capilé e Bruno Torturra para falarem sobre esse movimento e a democratização da comunicação brasileira. As repercussões apontaram o “baile” que os jovens comunicadores e mobilizadores deram nos jornalistas da chamada “velha guarda”. Desde então, muitas críticas ao coletivo e seu modo de atuação têm aparecido na mídia. Para dar espaço e voz a esses grupos, os deputados Nilmário Miranda (PT/MG) e Jandira Feghali (PCdoB/RJ) apresentaram um requerimento para a realização de uma audiência pública com os representantes do Fora do Eixo e da Mídia Ninja.

“Como esta Comissão discute as relações da cultura e da comunicação, acho  pertinente trazê-los para que falem sobre seu modelo”, destacou o deputado Nilmário.

Após amplo debate entre os parlamentares, o colegiado aprovou por unanimidade o requerimento com o acréscimo de um convidado da academia. 

Serão convidados para a audiência os representantes do coletivo Fora do Eixo, Pablo Capilé, e o jornalista Bruno Torturra, do Mídia Ninja, e a professora e pesquisadora Ivana Bentes, da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os parlamentares também aprovaram nesta reunião deliberativa, o requerimento da deputada Fátima Bezerra (PT/RN) para a realização de uma audiência pública em conjunto com a Comissão de Educação em homenagem a Paulo Freire, “pelos 50 anos de trabalho pioneiro de alfabetização de jovens e adultos, realizado em Angicos (RN), em 1963". Também foi aprovado o relatório da deputada Professora Dorinha Seabra (DEM/TO) sobre o PL 2.387/2011, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT/DF), que determina que o hino nacional seja executado na abertura de competições esportivas nacionais. O voto da deputada foi pela aprovação do projeto original, rejeitando as matérias que estavam apensadas e o substitutivo aprovado na Comissão de Turismo e Desporto.