Mercado de jogos eletrônicos no Brasil é tema de audiência

O evento foi proposto pela deputada Luciana Santos (PCdoB/PE) e contou com a participação de representantes dos ministérios da Cultura; das Comunicações; e Ciência, Tecnologia e Inovação, além das associações e empresas do setor.
27/05/2014 18h00

Foto: Richard Silva/Liderança PCdoB

Mercado de jogos eletrônicos no Brasil é tema de audiência

A audiência foi proposta pela deputada Luciana Santos (PCdoB/PE)

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, em conjunto com a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, promoveu, no dia 27 de maio, audiência pública que discutiu o setor de jogos eletrônicos e digitais no Brasil. De acordo com a consultoria GFK, o Brasil é atualmente o 4º maior mercado de jogos digitais do mundo, estando à frente do Reino Unido, Alemanha e Espanha.

“A produção hoje de games consegue ser o dobro da produção cinematográfica do ponto de vista econômico. Isso revela a necessidade do Brasil se afirmar nessa área. Temos aquilo que é o mais difícil: o capital humano e a capacidade criativa da nossa gente”, afirmou a deputada Luciana Santos (PCdoB/PE), proponente da audiência.

Participaram do debate representantes dos ministérios da Cultura; das Comunicações; e Ciência, Tecnologia e Inovação, além das associações e empresas do setor. “Foi uma excelente oportunidade poder falar, pela primeira vez, dos problemas enfrentados pela área de games no Brasil. O setor não tem voz”, ressaltou José Murilo Costa, do Ministério da Cultura.

Durante a audiência, a deputada Luciana destacou a necessidade de proteger a produção local e garantir o marco regulatório que financie o setor, a exemplo do Fundo Setorial do Audiovisual. “Como consequência desta audiência, esperamos conseguir sistematizar uma política pública de Estado para fortalecer esta atividade econômica que é tão promissora no nosso país”.