Incentivo a novos escritores é aprovado na Comissão

Deputada Fátima Bezerra aprova parecer a projeto de lei que institui concursos regionais para incentivar o surgimento de novos escritores no País.
11/09/2013 19h30

Reprodução internet

Incentivo a novos escritores é aprovado na Comissão

Proposta é saudável e democrática, na opinião da deputada Fátima Bezerra.

Instituir concursos regionais em todo o território nacional com o objetivo de descobrir e incentivar novos autores é o mote do PL 3.073/2011, que acrescenta artigo na Lei nº 10.753/2003, que institui a Política Nacional do Livro. Relatora da matéria, a deputada Fátima Bezerra (PT/RN) aprovou nesta quarta-feira (11) seu parecer, favorável ao projeto.

“Isso é muito saudável e é uma forma democrática de incentivar o surgimento de novos escritores no País”, argumentou em sua defesa da matéria. O parecer foi aprovado por unanimidade.

Fátima Bezerra lembrou que as oportunidades de acesso de autores ao mercado editorial são muito restritas, sobretudo pela concentração das editoras nos grandes centros urbanos. “Mesmo para os autores que vivem próximos a esses centros, chegar a um editor e fazer com que sua obra seja avaliada é missão hercúlea. Muitos então partem para a exposição de suas ideias de maneira fragmentada na internet, notadamente nos blogs, caminho volátil onde de certo perdemos muitos escritores”, descreveu em seu parecer.

A matéria agora segue para votação na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Confira as demais deliberações da reunião ordinária da Comissão.