Em homenagem na Câmara, Lula cobra aprovação de reforma política

A presidente da Comissão de Cultura, deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), destacou que o discurso do ex-presidente foi essencial para a democracia brasileira e lembrou pontos importantes da fala de Lula.
29/10/2013 23h00

Gustavo Lima/ Agência Câmara

Em homenagem na Câmara, Lula cobra aprovação de reforma política

Ex-presidente Lula cobra aprovação de reforma política em dia de homenagem

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi homenageado na terça-feira (29) pela Câmara dos Deputados com duas medalhas: a comenda “Suprema Distinção”, pela trajetória política do ex-presidente; e a medalha da Constituinte, pela participação de Lula na elaboração da Carta de 1988, que completou 25 anos este mês.

Na ocasião, Lula cobrou dos parlamentares a aprovação de uma reforma política que resgate a vitalidade do Congresso. “Isso significa requalificar os partidos, reduzir a força do poder econômico nas eleições e ampliar as formas de participação da sociedade no processo legislativo”, disse. “A reforma política enfrenta resistências, mas não vejo outra maneira de se exercer a política de forma nobre”, completou.

A presidente da Comissão de Cultura, deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), destacou que o discurso do ex-presidente foi essencial para a democracia brasileira e lembrou pontos importantes da fala de Lula. “Ele fez uma ode à democracia brasileira e colocou o Parlamento no centro dessa representação. Até ao analisar as manifestações de junho ele diz: ‘são manifestações que pediram mais Estado, mais direitos, mas em parte, fazia questão de negar a política. E negar a política é negar a própria existência da democracia’. Então ele repõe a necessidade de a gente enfrentar, ousar e debater a política. Que é a única forma de transformar”, disse a parlamentar, que também destacou ter sido uma importante iniciativa do Parlamento essa homenagem a Lula.