Cultura celebra o centenário do poetinha

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados celebra o centenário de Vinicius de Moraes em dose dupla no dia 15 de outubro, próxima terça-feira. O dia de homenagens começa com uma audiência pública, às 14h30, no Plenário 10 da Câmara. Às 17 horas, Vinicius será tema de mais uma edição dos “Manifestos Culturais” da Comissão de Cultura, no Hall da Taquigrafia - anexo II.
11/10/2013 16h55

A arte é uma homenagem a César Villela, designer e artista gráfico, que na década de 1960 realizou primoroso trabalho de grafismo ao criar as capas da gravadora Elenco. 

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados celebra o centenário de Vinicius de Moraes em dose dupla no dia 15 de outubro, próxima terça-feira. São dois eventos para marcar os cem anos de nascimento de um dos maiores nomes da cultura brasileira. Vinicius nasceu no Rio de Janeiro em 19 de outubro de 1913 e viveu intensamente até 1980. Apesar de ter se eternizado como “poetinha”, Vinicius brilhou na música, no teatro, no jornalismo, na crítica de cinema e na diplomacia.

O dia de homenagens começa com uma audiência pública, às 14h30, no Plenário 10 da Câmara. Dois especialistas debaterão a vida e o legado de Vinicius: Ricardo Cravo Albin e Sylvia Helena Cyntrão. Ricardo fundou e dirigiu o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e é o organizador do Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Sylvia é professora associada ao Departamento de Teoria Literária e Literaturas da Universidade de Brasília (UnB). Com muita informalidade, como gostaria o homenageado, a audiência terá também canções de Vinicius, interpretadas pelos músicos James Mendonça Martins, André Luiz Oliveira e Renato Matos.

O clima cultural prossegue após a audiência. Às 17 horas, Vinicius será tema de mais uma edição dos “Manifestos Culturais” da Comissão de Cultura. Para completar o dia em que festejamos a herança de Vinicius no nosso imaginário, será encenado no Hall da Taquigrafia (Anexo II da Câmara) o espetáculo “Tributo a Vinicius de Moraes: o Poetinha”. O ator Reinaldo Vieira revive a figura mítica de Vinicius, tecendo estórias entremeadas por muita música, a cargo da cantora Lúcia de Maria e de Amilcar Paré, José Cabrera, Zambinha e Fio de Castro.

SERVIÇO

Audiência Pública em homenagem a Vinicius de Moraes

Dia 15/10, às 14h30

Local: Plenário 10 – Câmara dos Deputados

 

Manifestos Culturais – Tributo a Vinicius

Dia 15/10, às 17h

Local: Hall da Taquigrafia – Anexo II – Câmara dos Deputados