Criado GT para Plano nacional da cadeia produtiva do Carnaval

28/06/2013 18h15

Foto: Janaina Sobrino

Criado GT para Plano nacional da cadeia produtiva do Carnaval

Ministro do Trabalho e Emprego Manoel Dias recebe comitiva da cadeia produtiva do Carnaval

A falta de políticas públicas estruturantes, equipamentos culturais, qualificação e capacitação dos trabalhadores do setor, regulamentação do trabalho para o Carnaval, apoio às iniciativas de inclusão social e a falta de fomento para as festas populares carnavalescas, foram alguns dos pontos levantados pela comitiva coordenada pelo deputado Paulo Ferreira (PT/RS), integrante da Comissão de Cultura.

As audiências prévias da Comitiva da cadeia produtiva do carnaval com os ministérios da Cultura (MinC), do Turismo (MTur), do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), da Ciência e Tecnologia e Inovação e do Trabalho e Emprego (MTE), com participação da presidenta da comissão, a deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ), resultaram na criação de um grupo de trabalho que terá o prazo de um mês para apresentar propostas viáveis e sustentáveis para o setor.

Os dois dias de debate intenso resultou na proposta de criar um grupo de trabalho representado por parlamentares, técnicos do Executivo e integrantes dos movimentos carnavalescos no prazo de 30 dias: “A ideia é debater e apresentar soluções para os desafios enfrentados pelos carnavalescos, respeitando as diversidades e peculiaridades regionais. E no prazo de seis meses apresentar um Plano Nacional para o setor”, destacou o deputado Paulo Ferreira.

A presidenta da comissão sugeriu a realização de um mapeamento cultural do carnaval: “Podemos levantar, além dos subprodutos criados pela cadeia produtiva do carnaval, as características culturais de cada estado, e os mecanismos que as mantém vivas. Nós já constatamos que o carnaval é carente de fomento do Estado e que por isso criou o seu próprio modelo, que de uma forma ou de outra consegue produzir a grande festa popular mas que  ainda não é autossustentável”, afirmou Jandira.

A comitiva foi recebida por Renata Monteiro - Secretária-Executiva substituta do Ministério da Cultura (MinC), Claudia Leitão - Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC) , Valdir Moisés Simão - Secretário-Executivo do Ministério do Turismo (MTur), Ricardo Schaefer - Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Luis Antônio Rodrigues Elias - Secretário-Executivo do Ministério do Ciência e Tecnologia e Inovação, Ministro Manoel Dias do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e pelo seu Secretário-Executivo Paulo Roberto dos Santos Pinto. Também acompanharam a audiência no MTE o Secretário de Economia Solidária Paul Singer, o Secretário de Políticas Públicas de Emprego Sérgio Vidigal e o chefe de gabinete Rodrigo Minotto. 

A comitiva carnavalesca era formada por Jorge Sodré (Superliga), Robson Dias “o Preto da Estado Maior da Restinga”, Evaristo Mutti da Ungespa, Tiago Andriotti, presidente da Escola Academia do Samba Cohab-Santa Rita de Guaíba, Gladimiro Dantas, pelo mandato do deputado estadual Adão Villaverde, a artista Cléo Pires, madrinha do projeto "Escola de Carnaval", Camila Soares presidente da Pimpolho da Grande Rio e  pelo professor e pesquisador Luiz Carlos Prestes Filho.