Comissão recebe visita do ministro da Cultura da Alemanha
A deputada federal Jandira Feghali recebeu na quinta-feira (22), na presidência da Comissão de Cultura, o ministro de Cultura e Mídia da Alemanha, Bernd Neumann, junto de comitiva alemã e outros parlamentares do colegiado brasileiro. A visita possibilitou a troca de experiência na área dos dois países, identificando a cultura como instrumento emancipador do ser humano e de reconhecimento como cidadão de seu país.
Jandira explicou à Neumann alguns entraves da cultura no Brasil, como a falta de recursos para a área. De acordo com a parlamentar, atualmente, o Ministério da Cultura conta com apenas R$ 400 milhões de poder discricionário no Fundo Nacional de Cultura: “É muito pouco o que se tem hoje para fomentar a diversidade de nossa cultura, que é abrangente e plural”, aponta.
Na Alemanha, segundo Neumann, os investimentos são feitos individualmente pelas 16 federações num total de 10 bilhões de euros, mas ainda contam com outro apoio: “Os parlamentares da Comissão de Orçamento, por exemplo, podem corrigir o orçamento do governo de lá de acordo com a necessidade. O lobby feito para que a cultura tenha mais recursos é importante e ocorre”, diz.
O encontro também possibilitou mostrar o panorama da cultura no Brasil e os eixos de atuação da Comissão. Jandira explicou, por exemplo, que além do financiamento maior da área e uma maior aproximação dos movimentos sociais, o colegiado trabalha no sentido de criar políticas de Estado que valorizem e fomentem o setor em todas as regiões do país: “Existem políticas públicas que tentam garantir formas seguras de financiamento aos pequenos produtores de cultura, assim como sobrevivência da cultura negra, quilombola, indígena e dos mestres de tradição oral, por exemplo”, explicou.
A democratização dos recursos e equipamentos culturais para outras regiões do país, assim como o papel da área no desenvolvimento humano pautaram a conversa: “Cultura é fundamental para que a pessoa se sinta parte de seu país”, refletiu Jandira, concordando Neumann. Ao fim do encontro, o ministro alemão presenteou a Comissão de Cultura com uma coleção de CDs do compositor Beethoven e a deputada entregou um livro sobre obras arquitetônicas de Oscar Niemeyer, do acervo da Câmara dos Deputados.
Também estiveram presentes o 2º vice-presidente Evandro Milhomen (PCdoB/AP) e o deputado membro da Comissão, Jean Wyllys (PSOL/RJ).