Comissão de Cultura recebe doação de obras de arte

28/06/2013 18h24

Foto: Janaina Sobrino

Comissão de Cultura recebe doação de obras de arte

André Berardo, Gen Duarte, Luis Sanchez entregam obras de arte para a Comissão de Cultura. Presidenta deputada Jandira Feghali recebe termo de doação dos artistas.

A sala da presidência da Comissão de Cultura ficou mais colorida nesta quarta-feira (26). Os artistas André Berardo e Gen Duarte doaram dois painéis para a Câmara dos Deputados. As obras têm o objetivo de divulgar as artes do grafite e da pintura com espátula. 

Luis Sanchez, dono da galeria de artes oficializou a entrega das obras para a presidenta da Comissão deputada Jandira Feghali (PCdoB/RJ). “Eu gostaria de agradecer a oportunidade dada à galeria de poder doar estas obras para a Comissão de Cultura, porque acredito que a arte é muito importante por ser um instrumento de construção da cidadania”.

O artista plástico Gen Duarte, o autor da obra grafitada afirmou que é preciso quebrar o preconceito que existe em torno do grafite. “Estou muito feliz em realizar a doação para esta Comissão. Acredito que seja um passo para que o preconceito contra o grafite." O artista relatou ter sido alvo de processo, em São Paulo, sob a acusação de crime contra o meio ambiente por estar fazendo uma pintura na rua. 

A deputada Jandira Feghali apoiou o artista. ”O grafite é arte e expressa a cultura urbana. Pixar é vandalismo, falta de educação”.

André Berardo autor da obra “Onça da água” destacou a importância da doação. “É importante essa interação entre a comissão e a sociedade para abrir novas portas, criar novas ideias”.

A deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), autora do Projeto de Lei da Câmara nº 97/2011, que disciplina a destinação de bens de valor cultural, artístico ou histórico apreendidos em operação da Receita Federal, cedidos como pagamento de dívida ou abandonados a museus, lembrou que sua proposta já foi aprovada pela Câmara e pelo Senado e que aguarda o prazo para sanção presidencial. “Entendo que a arte é importante e que não pode ficar confinada em galpões, por isso fiz o projeto que está prestes a se tornar lei. A doação dessas obras para a comissão é de extrema importância social e cultural”, afirmou a parlamentar.

O vice-presidente, deputado José Stédile (PSB/RS) e a indigenista Carmen Figueiredo participaram do evento.