Comissão de Cultura discute mecanismos de fomento à Cultura

Resumo do Seminário realizado em 12/06/2019
17/06/2019 16h25

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Comissão de Cultura discute mecanismos de fomento à Cultura

Por Gustavo Elisson

A Comissão de Cultura promoveu na última quarta-feira, 12 de junho, o seminário “Mecanismos de fomento à Cultura e a Política Nacional das Artes”. O evento atendeu os requerimentos nº 7 e 8/2019, de autoria do deputado Marcelo Calero (Cidadania –RJ) e outros.

Durante a abertura, o deputado Marcelo Calero destacou a importância do diálogo para a resolução das questões relacionadas à Cultura. “Temos a grande missão de dar visibilidade a tudo que se relaciona ao ecossistema da cultura. E dentro dessa visibilidade, debater e trazer discussões que signifiquem rumos para o futuro desse segmento, que tem sido tão criminalizado”, enfatizou o parlamentar.

A primeira mesa de debates contou com a participação do secretário de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, José Paulo Soares Martins; do gestor cultural, Carlos Paiva; e da representante da Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR), Bianca De Felippes.

José Paulo ressaltou que a discussão sobre o tema é antiga. “Se fizéssemos esse seminário há 10 anos atrás, provavelmente as palavras seriam as mesmas. Falaríamos que o Mecanismo de Incentivo concentra; que não temos recurso no Fundo Nacional da Cultura; e que outros mecanismos poderiam estar sendo usados dentro do ambiente da cultura”. Para ele, o debate deve gerar compromissos e avanços.

Participaram da segunda e terceira mesa, ainda, o produtor cultural Júnior Perim, a articuladora de artes visuais Jacqueline Medeiros, a diretora de equipamentos culturais da secretaria de cultura da Bahia, Maria Marighella; e o produtor de artes cênicas Humberto Braga.