Comissão de Cultura debate cadeia produtiva do carnaval

20/06/2013 15h21

Arte: Lóris Canhetti

Comissão de Cultura debate cadeia produtiva do carnaval

Na terça-feira (25), às 14h30, através de requerimento nº 15/2013 do deputado federal Paulo Ferreira (PT/RS), a Comissão de Cultura receberá em audiência pública representantes do Ministério da Cultura, do Ministro do Turismo, Luiz Carlos Prestes Filho, coordenador geral da pesquisa "Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval", Paulo Cesar Miguez, professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal de Bahia (UFBA), representante do SEBRAE, Jorge Luiz Castanheira Alexandre,  presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), Kaxitu Ricardo Campos, presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP) e Clarice de Melo Andrade, secretária-executiva de Cultura da Secretaria de Patrimônio e Cultura da Prefeitura de Olinda(PE).

A audiência vai debater quais são os principais alicerces da cadeia produtiva de uma das principais festas nacional, o Carnaval. De acordo com levantamento do Ministério do Turismo, referente ao ano vigente, nos quatro dias de festejos carnavalescos de 2013, 6,2 milhões de turistas deslocaram-se pelo país, proporcionando a geração de receita de R$ 5,7 bilhões. O estudo identifica uma cadeia econômica prodigiosa, ‘que responde por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e 2,9 milhões de empregos diretos’.

As grandes festas populares, que acontecem de norte a sul do país, representam a riqueza e a diversidade cultural que movimenta a economia dentro de uma logística que compreende a pré-produção até a sua realização. Além de geração de emprego para costureiras, aderecistas, marceneiros, eletricistas, produção cultural, marketing e divulgação, o trabalho temporário decorrente do Carnaval engloba ainda diversas atividades paralelas no setor varejista e de serviços gerais. O mercado fonográfico, a indústria de confecções têxtil, de aparelhos musicais, o setor de bebidas e alimentos, turismo, hotelaria, transporte, segurança e, evidentemente, lazer e entretenimento também são favorecidos direta e indiretamente por essa cadeia produtiva.

Também estarão presentes na audiência os artistas Cléo Pires, Zezé Motta, José Roberto Kelly e a deputada estadual por São Paulo Leci Brandão (PCdoB).

 *Fonte dos dados: PRESTES FILHO, LUIZ CARLOS. Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval Editora E-papers. 2009.