Comissão de Cultura aprova Requerimento para realização de Seminário sobre Economia Criativa e Colaborativa

Resumo da Reunião Ordinária realizada no dia 20/06/17
21/06/2017 16h15

Na manhã desta última terça-feira (20/06), a Comissão de Cultura aprovou o Requerimento nº 104/17, que solicita a realização do Seminário “Economia criativa e colaborativa: potencialidades e desafios para o Estado e para a sociedade”. Para o autor do requerimento, Deputado Thiago Peixoto, “o debate acerca da economia criativa e colaborativa é essencial para a compreensão e o estímulo à cultura brasileira no presente”.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e a Audiência está prevista para o dia 10 de agosto. Os Deputados Lincoln Portela, Luzia Ferreira e Creuza Pereira usaram da  palavra para ressaltar a importância do tema.

Antes da reunião houve uma palestra sobre “Políticas de Memória no Brasil: Os Museus”, com o consultor legislativo da Câmara dos Deputados José Ricardo Oriá Fernandes, que explicou sobre legislação dos museus, trazendo dados e contexto histórico sobre sua origem. Segundo ele, o país conta com aproximadamente 3.025 museus ativos,  e ressaltou a importância do crescimento das instituições que oferecem uma especialização para os museólogos: “uma questão fundamental que surgiu neste século é necessidade de formação deste profissional no país