Comissão de Cultura aprova o Bolsa Artista

13/06/2013 12h50

 

 

A Comissão de Cultura aprovou o Projeto de Lei Nº 4.281/12 - do Senado Federal, de autoria dos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), que "institui a Bolsa-Artista". A matéria prevê uma nova forma de incentivo por parte do Ministério da Cultura para a formação e aprimoramento de artistas dos segmentos do visual, audiovisual, teatro, artes plásticas e literárias.

Segundo o texto, o beneficiário deve ter no mínimo 14 anos e estar matriculado em unidade educacional público ou privada e não ter outro benefício ligado a área cultural. A bolsa será concedida no prazo de um ano, em 12 parcelas mensais.

O relator, o deputado federal Stepan Nercessian (PPS/RJ), defendeu a medida: “Como artista analiso que o projeto é importante. Essa medida propõe mais um mecanismo de fomento para a cultura do país”. 

Para a presidenta da comissão de Cultura, deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), o projeto é coerente com as demandas sociais: “A grande novidade é por ser não cumulativo, mas um estímulo regular. Através de parcela mensal, você dá um incentivo ao artista, possibilitando que ele alcance outros níveis de formação e ter seu talento e sua arte fomentados e desenvolvidos”.

O projeto segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.