CCult aprova Irmã Dulce como Heroína da Pátria

Resumo da reunião ordinária de 31/05/17 da CCult
01/06/2017 16h05

Mirelle Bernardino

Em reunião ordinária realizada nesta última quarta-feira (31/05), a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou requerimento para a realização de Audiência Pública com vistas a instituir o Dia Nacional da Música e Viola Caipira. Além disso, foram aprovados o PL 5.727/16, que inscreve o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, Irmã Dulce, no Livro dos Heróis da Pátria, bem como o PDC 571/16, que aprova o texto do Acordo de Cooperação Cultural entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo da República da Zâmbia.

De autoria dos deputados Evandro Roman - PSD/PR, João Daniel - PT/SE, Sérgio Reis -PRB/SP e Jean Wyllys - PSOL/RJ, o requerimento 101/17 propôs uma Audiência Pública no sentido de prestigiar a viola caipira, relacionando-a como símbolo de uma tradição que mantém raízes profundas na cultura brasileira. “Nada melhor que expressar este ser-tão dentro da gente com moda de viola”, comentou o deputado Jean Wyllys.

Também foi aprovado o PL 5.727/16, de autoria do deputado Carlos Bezerra - PMDB/MT, que coloca o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, Irmã Dulce, no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. “A luta da irmã Dulce pelos mais necessitados foi crucial para a sobrevivência destes”, defendeu o deputado Flavinho, relator do projeto de lei.