CCult aprova envio de moção de repúdio ao Ministério da Educação
Por Gustavo Elisson
Dez proposições foram aprovadas, na tarde de quarta-feira, 03/07, na reunião Deliberativa Ordinária realizada pela Comissão de Cultura. Destas, quatro são requerimentos e seis pareceres favoráveis a Projetos de Lei (PL).
Dentre as proposições aprovadas, destaca-se o Requerimento nº 56 de 2019, de autoria da Deputada Áurea Carolina (PSOL/ MG), que “requer aprovação de Moção de Repúdio diante da propaganda de cunho racista veiculada pelas redes sociais do Ministério da Educação".
Ao defender seu Requerimento, a autora afirmou que as práticas racistas nas instituições, nem sempre tem uma motivação consciente dos gestores públicos, embora “o racismo também se dá com a propagação de símbolos, discursos e imagens que possam reiterar um lugar de subalternidade para a população negra e de superioridade para a população branca’’, completou.
Outro destaque foi a aprovação da moção de louvor à cineasta Petra Costa por seu filme “Democracia em Vertigem” ter sido incluído entre os melhores de 2019 pelo jornal The New York Times, em atendimento ao requerimento n º 58/2019, de autoria da Deputada Maria do Rosário (PT/RS).
Ao final da reunião, a presidenta da Comissão de Cultura, Deputada Benedita da Silva (PT/RJ), leu o manifesto público escrito pelos ex-ministros da Cultura Marta Suplicy, Juca Ferreira, Francisco Weffort, Luiz Roberto Nascimento e Marcelo Calero. O documento critica a extinção da pasta da Cultura e pede a sua recriação.
O resultado completo e a gravação da reunião pode ser verificado no site da Comissão, clicando em aqui