Artistas brasileiros são homenageados no Dia da Cultura
Janine Moraes
Dilma recebeu homenagem do cantor Pinduca que foi agraciado pelo "Ordem do Mérito Cultural"
Personalidades de destaque da cultura brasileira foram homenageadas na tarde desta quarta-feira (05/11), Dia Nacional da Cultura, durante a entrega do prêmio “Ordem do Mérito Cultural”. Em sessão solene no Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff e a ministra da Cultura, Marta Suplicy, entregaram o prêmio a quatro instituições e a 26 personalidades. A arquiteta Lina Bo Bardi e a artista plástica Djanira da Motta e Silva foram as homenageadas especiais desta edição. Ambas completariam cem anos em 2014.
A presidenta da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, deputada Alice Portugal, participou do evento e reforçou a valorização da cultura brasileira. Ela destacou que o Brasil tem avançado na garantia de incentivos e incrementos para a cultura, com o Vale-Cultura, a lei que garantiu mecanismos de controle acerca da estrutura da internet, com todos os debates relacionados ao Procultura e com a iminência da aprovação da Lei do Direito Autoral.
“Queremos que neste novo ano que se inicia, a partir do Dia Nacional da Cultura, possamos efetivamente festejar a votação da PEC 150 que garantirá obrigatoriedade orçamentária para União, Estados e Municípios em relação ao fomento à cultura. Para que nossa memória não seja apagada é preciso orçamento e prioridade para a cultura e só assim poderemos garantir que no futuro a cultura seja compreendida como um dos grandes pilares da formação da nossa cidadania brasileira. Viva a cultura brasileira”, festejou a deputada Alice Portugal.
Para a presidenta Dilma Rousseff, a Ordem do Mérito Cultural permite valorizar a diversidade cultural brasileira. "Os homenageados expressam essa diversidade que muito nos orgulha, esta mistura de sotaques, de propostas, de saberes e de manifestações culturais que compõem o mosaico que somos", afirmou.
O cantor baiano Dorival Caymmi foi também homenageado durante o prêmio Ordem do Mérito Cultural. A cantora Vanessa da Mata interpretou músicas do artista que completaria 100 anos em 2014.
Conheça os premiados:
Classe Grã-Cruz
Foram agraciados o maestro Júlio Medaglia, o roteirista e diretor Orlando Senna e os familiares do falecido pintor Jenner Augusto.
Classe Comendador
Foram agraciados Bernardo Paz (idealizador do Centro de Arte Contemporânea Inhotim), Henricredo Coelho (mais conhecido como Palhaço Gafanhoto), Luiz Angelo da Silva (Ogan Luiz Bangbala), a cantora Marisa Monte, a atriz Patrícia Pillar e o falecido chef Paulo de Araújo Leal Martins.
Classe Cavaleiro
Os premiados foram o chef Alex Atala, o ator e diretor Celso Frateschi, a escritora Eliane Potiguara, o autor e ator Chico de Assis, o antropólogo Hermano Vianna, o sertanista José Meirelles, a cantora falecida Vange Leonel, o ator Matheus Nachtergaele, o estilista Oskar Metsavaht, o rapper Mano Brown, o mestre da cultura popular Tião Oleiro e a dupla sertaneja Bruno e Marrone.
Alguns artistas que já tinham recebido a homenagem ganharam novo título. A escritora Adélia Prado e o jornalista Washington Novaes foram promovidos para a Classe Grã-Cruz e o cantor Pinduca e a coreógrafa Angel Vianna, para a Classe Comendador.
Quatro entidades também foram agraciadas, mas sem grau de classe. São elas: Escola de Gente (ONG de inclusão social), o grupo de dança Ciranda de Tarituba, a Fundação Sara Kali (com atividades de inclusão do povo cigano) e o Grupo Cena 11 Cia. de Dança.