Aprovado na Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados o Dia Nacional do Ciclista

Resumo da Reunião Ordinária da CCult ocorrida em 17/05/2017
18/05/2017 18h50

Mirelle Bernardino

Na última quarta-feira (17/05), a Comissão de Cultura (CCult) aprovou quatro projetos de leis, incluindo o PL 5.988/16, relativo ao Dia Nacional do Ciclista. O Relator da matéria, Deputado Evandro Gussi (PV- SP), esclareceu que a data comemorativa foi fixada no dia 19 de agosto, tendo em vista o crime que levou a vida do ciclista Pedro Davison, de apenas 25 anos. “Este projeto de lei pretende instituir o Dia Nacional do Ciclista, com o gesto nobre de homenagear os ciclistas do país. Aperfeiçoar a educação na paz do trânsito”, afirmou o Deputado.

Outro passo intermediado foi a aprovação de Projeto de Lei que institui o Dia Nacional da Pessoa com Atrofia Muscular Espinhal - AME. O Deputado Flávinho (PSB-SP), relator da matéria, defendeu que é necessário dar clareza a doença: “É preciso dar uma possível publicidade sobre a doença, fazendo com que os pais estejam atentos aos primeiros sintomas, dando assim a devida visibilidade”, afirmou. Segundo o Deputado, a doença atualmente atinge um a cada dez mil nascimentos, com uma frequência de um a cada cinquenta portadores.

O PL 2.853/15, de relatoria do Deputado Sóstenes Cavalcante, modifica o nome da BR pela a Rodovia BR 480, no perímetro compreendido entre os municípios de Chapecó/SC e São Miguel do Oeste/SC, para "Rodovia Governador Luiz Henrique da Silveira".

O Deputado também foi relator do projeto de lei que institui o Dia Nacional do Profissional de Eventos. A data escolhida foi o dia 30 abril, tendo em vista, essa ser a data de nascimento do publicitário Caio de Alcântara Machado, responsável pela iniciativa de grandes eventos no país.

 

Os projetos foram direcionados a CCJC - Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, para apreciação final.