3º Encontro - Expresso 168 (Recife/PE)

Assunto: Debater a situação do edifício da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco, tendo em vista o precário estado de conservação deste prédio, tombado pelo IPHAN. Coordenação: Dep. Creuza Pereira - PSB/PE
03/07/2017 17h10

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados - CCult discutiu, no último mês (07/07), a situação do edifício da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco com o objetivo de analisar o estado de conservação deste prédio, que é tombado pelo IPHAN.

O encontro foi coordenado pela Deputada Federal Creuza Pereira (PSD/PE). Também participaram os Deputados Tadeu Alencar e Severino Ninho e o Vereador da Cidade de Recife André Regis.

O convidado Sr. Francisco de Queiroz Bezerra Cavalcanti pontuou a importância do papel do IPHAN no cuidado com o patrimônio, e a necessidade de dar prosseguimento ao processo de restauração do prédio histórico que, além de tombado, foi incluído no roteiro turístico da cidade pela Prefeitura e pela Secretaria de Estado de Turismo.

Apesar de todas as fases de restauro e recuperação do edifício, os valores para as etapas finais da obra totalizam uma média de R$10.000.000,00 (dez milhões); recursos esses que podem vir da esfera federal, estadual, municipal,  de associações e de doações.

Uma das sugestões do convidado André Regis - vereador e ex-aluno, é a de criar um movimento permanente de mobilização em defesa da Faculdade e envolver o prefeito e a sociedade local com a causa. O convidado se colocou à disposição para dar seguimento às ações locais.

No final do debate houve uma visita à biblioteca da faculdade para avaliação do estado em que se encontram as obras raras do acervo.