CCTCI debate crise das universidades brasileiras
O debate, que reunirá representantes do governo e das comunidades científica e acadêmica, entre outros convidados, é uma iniciativa do deputado Celso Pansera (PT/RJ), autor do Requerimento nº 313/18, subscrito pelos deputados Sandro Alex (PSD/PR) e André Figueiredo (PDT/CE).
Participarão Ildeu de Castro Moreira, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Reinaldo Centoducatte, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), e Geraldo Nunes, presidente substituto da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Estarão presentes também Fernando Nielander Ribeiro, analista da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), Marcelo Marcos Morales, diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Elíbio Rech, pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, e Mario Santos Moreira, vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
EVENTOS REALIZADOS
A comissão realizou nesta terça-feira (6/11) o seminário “Internet das Coisas: desafios, inovações e perspectivas para seu desenvolvimento no Brasil”. Na oportunidade, foram discutidos temas como ambiente de negócios, competitividade, infraestrutura, conectividade, regulação, formação de recursos humanos e investimentos em pesquisa e desenvolvimento tecnológico e inovação.
Participaram autoridades da área de comunicações (Mctic, Anatel e CGI.br) e de órgãos de financiamento (Mdic e BNDES), representantes da indústria e da academia e especialistas do setor e outros convidados. O debate foi proposto pelo deputado Goulart (PSD/SP), presidente do colegiado.
AGENDA DE DEBATES
A CCTCI promoverá em 20 de novembro (terça-feira) audiência pública sobre a criação do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB), evento que tem origem no Requerimento nº 296/18, do deputado Sibá Machado (PT/AC). Plenário 13, às 10 horas.