Grafeno é tema de debate na CCTCI

O objetivo é discutir, entre outros pontos, o potencial tecnológico, as aplicações, em especial na indústria, e as medidas necessárias para impulsionar a pesquisa e a produção do material no país. A audiência pública está marcada para esta quarta-feira (4), às 11h30, no plenário 13 da Câmara.
03/10/2017 14h45

Texto: Gilmar Almeida | Foto: Leonardo Prado

Grafeno é tema de debate na CCTCI

Deputado Marcos Soares

O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono e deriva da grafita, mineral que tem no Brasil uma das principais reservas mundiais. Por suas particularidades, o grafeno vem atraindo grande interesse da comunidade científica.

O debate é uma iniciativa do deputado Marcos Soares (DEM/RJ), autor do Requerimento nº 243, de 2017. Participarão Waldemar Augusto de Almeida Macedo, diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN); o prof. Adalberto Fazzio, diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem); e o prof. Christiano José Santiago de Matos, coordenador substituto de Fotônica do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias da Universidade Presbiteriana Mackenzie (MackGraphe).

REUNIÃO DELIBERATIVA

A CCTCI deve votar nesta quarta (4) o Projeto de Lei nº 2.993, de 2015, sobre aplicativos de mensagens multiplataforma na internet. O relator, deputado Arolde de Oliveira (PSC/RJ), manifesta-se pela aprovação da matéria, na forma de substitutivo.

Destacam-se também na pauta duas propostas de audiência pública. Uma (Requerimento nº 253, de 2017), da deputada Luciana Santos (PCdoB/PE), para debater recente decisão no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre a política industrial brasileira.

A outra (Requerimento nº 254, de 2017), do deputado Luiz Lauro Filho (PSB/SP), com o objetivo de discutir o Projeto de Lei nº 8.443, de 2017 (Direito ao Esquecimento), que altera a Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet).

AGENDA DE DEBATES

I) 4 de outubro (quarta-feira): audiência pública a respeito do potencial tecnológico e das aplicações do grafeno (Requerimento nº 243, de 2017). Iniciativa: deputado Marcos Soares (DEM/RJ). Plenário 13, às 11h30; e

II) 10 de outubro (terça-feira): audiência pública sobre os cortes no orçamento da ciência e tecnologia (Requerimento nº 244, de 2017). Iniciativa: deputado Celso Pansera (PMDB/RJ). Plenário 11, às 9h30.