CCTCI vai promover debate sobre o grafeno
O grafeno é derivado da grafita e, em razão de suas características físico-químicas, tem despertado grande interesse da comunidade científica internacional. A proposta do debate é do deputado Marcos Soares (DEM/RJ), autor do Requerimento nº 243, de 2017.
Deverão participar o prof. Adalberto Fazzio, diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano) do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem); Eunézio Antônio de Souza, coordenador do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias da Universidade Presbiteriana Mackenzie (MackGraphe); e Waldemar Augusto de Almeida Macedo, diretor do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).
REUNIÃO DELIBERATIVA
Ontem (quarta, 27), a CCTCI acolheu por unanimidade substitutivo do relator, deputado Milton Monti (PR/SP), ao Projeto de Lei nº 3.618, de 2015, sobre custos adicionais resultantes de ajustes de potência para sistema de radiodifusão. A proposta, de autoria do deputado Takayama (PSC/PR), segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
Deliberou-se favoravelmente também ao Requerimento nº 244, de 2017, de autoria do deputado Celso Pansera (PMDB/RJ), no sentido da realização de audiência pública para discutir os cortes no orçamento da ciência e tecnologia.
Foram aprovados ainda os Requerimentos nºs 247 a 251, de 2017, acerca de informações relativas aos custos de cobertura das estradas brasileiras com serviços de telefonia móvel. A iniciativa é do deputado Sandro Alex (PSD/PR).
Outras matérias constantes da pauta tiveram a votação adiada, como o Projeto de Lei nº 2.993, de 2015, que trata dos aplicativos de mensagens multiplataforma na internet, bem como o Requerimento nº 245, de 2017, da deputada Luiza Erundina (Psol/SP), para audiência pública sobre a liberdade de expressão no país.
Na mesma reunião, a comissão homenageou o deputado Alexandre Leite (DEM/SP) com a aposição de sua fotografia na galeria dos ex-presidentes. O parlamentar comandou o colegiado em 2016.
AGENDA DE DEBATES
I) 4 de outubro (quarta-feira): audiência pública a respeito do potencial tecnológico e das aplicações do grafeno (Requerimento nº 243, de 2017). Iniciativa: deputado Marcos Soares (DEM/RJ). Plenário 13, às 11h30; e
II) 10 de outubro (terça-feira): audiência pública sobre os cortes no orçamento da ciência e tecnologia (Requerimento nº 244, de 2017). Iniciativa: deputado Celso Pansera (PMDB/RJ). Plenário 11, às 9h30.