CCTCI promove audiência pública sobre células-tronco

O objetivo é discutir com especialistas, em especial, o atual estágio das pesquisas e suas aplicações na medicina brasileira. A reunião está programada para esta quarta-feira (22), às 11h30, no plenário 13 da Câmara.
20/11/2017 14h35

Texto: Gilmar Almeida | Foto: Luis Macedo

CCTCI promove audiência pública sobre células-tronco

Deputado Paulo Magalhães

As células-tronco são células capazes de autorrenovação e de diferenciação em diversas categorias funcionais. Elas podem também se dividir e se transformar em outros tipos de células, bem como ser programadas para desempenhar funções específicas.

As células-tronco oferecem aos pesquisadores ferramentas para modelar doenças, testar medicamentos e desenvolver terapias para o combate a patologias, principalmente as de natureza degenerativa.

A iniciativa do debate é do deputado Paulo Magalhães (PSD/BA), presidente da comissão e autor do Requerimento nº 257, de 2017. Participarão Augusto Barbosa Júnior, consultor técnico do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde; Gildásio Daltro, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Edejan Heise de Paula, biomédico e mestre em biologia molecular pela Universidade de Brasília (UnB).

REUNIÃO DELIBERATIVA

Na mesma quarta-feira (22), às 10h, a CCTCI deve votar uma diversidade de matérias, como o Projeto de Lei nº 7.560, de 2014, sobre as relações de trabalho do treinador profissional de futebol. A proposta tem parecer favorável do relator, deputado Sandro Alex (PSD/PR).

Destaca-se também na pauta o Projeto de Lei nº 4.026, de 2004, que trata dos limites à concentração econômica nos meios de comunicação social. É relator o deputado Domingos Neto (PSD/CE), que se manifesta pela rejeição do texto.

AGENDA

I) 22 de novembro (quarta-feira): reunião deliberativa. Plenário 13, às 10h;

II) 22 de novembro: audiência pública sobre pesquisas com células-tronco. Iniciativa: deputado Paulo Magalhães (PSD/BA). Plenário 13, às 11h30;

III) 23 de novembro (quinta-feira): audiência pública conjunta com a Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), acerca da intercambialidade entre o produto originador e o biossimilar. Iniciativa (CCTCI): deputados Odorico Monteiro (PSB/CE) e Margarida Salomão (PT/MG). Plenário 13, às 10h;

IV) 30 de novembro (quinta-feira): audiência pública a respeito das eleições de 2014 e 2018. Iniciativa: deputado Izalci Lucas (PSDB/DF). Plenário 13, às 9h30;

V) 7 de dezembro (quinta-feira) audiência pública sobre a contratação de vigilantes armados em bancos postais e outros correspondentes bancários. Iniciativa: deputados Paulo Magalhães (PSD/BA) e Goulart (PSD/SP). Plenário a definir, às 9h30.