Relatório sobre Rádio Digital será discutido na próxima terça

O relatório final da Subcomissão Especial criada dentro da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) para avaliar o modelo de rádio digital a ser adotado no Brasil será discutido na próxima terça-feira.
13/12/2013 14h20

Texto: Telmo Fadul / foto: Telmo Fadul.

 Relatório sobre Rádio Digital será discutido na próxima terça

Sala de Reunião da CCTCI

A matéria constou da pauta da última reunião deliberativa da CCTCI, porém, não foi apreciada a pedido da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que ainda quer debater alguns pontos com o relator da matéria, Sandro Alex (PPS-PR).

O parecer oferecido por ele começa com a descrição das atividades empreendidas pela Subcomissão, inclusive fora do país.

Integrantes do grupo estiveram nos Estados Unidos e na Alemanha para conhecer possíveis plataformas para digitalização do sistema de rádio brasileiro.

Também foram realizadas audiências públicas com o Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e com o Secretário de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins, além de especialistas e representantes de entidades relacionadas à radiodifusão.

Na parecer, Alex relata que a análise das experiências conhecidas leva ao sistema HD Radio, uma vez que emissoras nos EUA e no México já utilizam o modelo – fazendo com que o número de receptores comercializados seja superior ao do DRM.

No entanto, o parlamentar pondera que o país não deve adotar um sistema com exclusividade, mas, permitir que as emissoras lancem mão dos parâmetros que melhor se adequarem às suas necessidades.