Realizada audiência sobre democratização da comunicação

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) realizou, nesta terça-feira, uma audiência pública acerca da democratização dos meios de comunicação. Os parlamentares discutiram um projeto de lei de iniciativa popular sobre o tema que ainda está em fase de coleta de assinaturas.
12/11/2013 18h30

Texto: Telmo Fadul / foto: Alessandra Santos.

Realizada audiência sobre democratização da comunicação

O encontro foi realizado em conjunto com as Comissões de Cultura (CCULT) e Educação (CE), a requerimento dos deputados Luciana Santos (PCdoB-PE), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Izalci (PSDB-DF), Alice Portugal (PCdoB-BA), Iara Bernardi (PT-SP) e Fátima Bezerra (PT-RN).

Participaram da discussão a coordenadora-geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Rosane Bertotti, e a representante do Conselho do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. A deputada Luiza Erundina (PSB-DF), coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular (#frentecom), também participou.

Em seu discurso, a deputada Jandira Feghali reclamou do baixo quórum da reunião. A maior parte dos convidados para o debate não compareceu. “Eu já estou aqui no Parlamento há vários anos e não há um tema mais difícil de avançar do que esse. Há muitas barreiras para a regulamentação da comunicação”.

Durante a audiência, diversos manifestantes empunharam cartazes a favor da democratização da comunicação e entoaram palavras de ordem. Eles aproveitaram para protestar contra grupos de mídia tradicionais e a favor da “liberdade na internet”.