Rádios e TVs comunitárias serão tema de audiência pública

A demora para a instalação de rádios e TVs comunitárias em localidades distantes dos grandes centros será o tema de uma audiência pública que a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) promoverá em breve. Serão convidados o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende.
10/05/2013 16h20

Foto: divulgaçao

Rádios e TVs comunitárias serão tema de audiência pública

Deputado Silas Câmara

De autoria do deputado federal Silas Câmara (PSD-AM), o requerimento para realização do encontro foi aprovado no plenário da CCTCI na última quarta. Também serão chamados à discussão o coordenador executivo da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço Nacional), José Luiz do Nascimento Sóter, e o presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM), Paulo Miranda.

“O governo tem como prioridade a implementação das concessões que beneficiam rádios e TVs comunitários em todo o país. No entanto, a dificuldade burocrática tem travado as liberações de uma forma até dramática”, declarou Silas Câmara.

De acordo com o parlamentar, a audiência pública que propõe servirá justamente para questionar o governo sobre a causa da lentidão. “Nós queremos diminuir a burocracia, para que pelo menos as rádios cheguem o mais rápido possível nos municípios que estão longe”.

Silas Câmara dá como exemplo a unidade da federação que representa: o Amazonas. “No meu estado, 30% dos municípios não têm nenhum tipo de comunicação, rádio, TV, nada. Não por falta de tentativa, mas, porque o processo atrasa muito e precisa ser acelerado”.