Presidente dos Correios participará de audiência na CCTCI
Os autores do requerimento são os deputados federais Jorge Bittar (PT-RJ) e Sibá Machado (PT-AC). Eles estão preocupados com o cumprimento do Decreto 7.483, de 2011, que alterou o Estatuto Social da empresa, para permitir a constituição de subsidiárias.
Pelas novas normas, os Correios também podem adquiri participação acionária em outras empresas, atuar no exterior e explorar os serviços de logística integrada, financeiros e postais eletrônicos.
"Para adequar-se à regulamentação e à nova realidade do mercado postal, os Correios instituíram uma moderna estrutura de governança corporativa, essencial para o sucesso da estratégia de empreender um amplo processo de revitalização e diversificação de suas atividades", colocam os autores, na justificativa da proposição.
De acordo com eles, o debate é necessário porque, apesar dos resultados alcançados pela ECT, muitas das ações empreendias pela empresa são desconhecidas do grande público.
“Mesmo concorrendo com grupos internacionais de porte gigantesco, a ECT lidera o mercado de encomendas expressas no País, sem perder a qualidade dos serviços prestados, sendo considerada hoje uma das dez melhores operadoras postais do mundo, segundo pesquisa divulgada pela consultoria Accenture”, completam os autores.