Operadoras deverão explicar situação da telefonia móvel em todo o país

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) realizará audiência pública para cobrar das principais operadoras de celular em atuação no Brasil – Telemar, Oi, Brasil Telecom, Telefonia, Claro, Tim, Vivo, Telemig Celular e Amazônia Celular – explicações sobre a atual situação da prestação dos serviços de telefonia móvel.
10/05/2013 14h40

Foto: Zeca Ribeiro

Operadoras deverão explicar situação da telefonia móvel em todo o país

Deputado José Rocha

O requerimento para realização de audiência pública, de autoria do deputado federal José Rocha (PR-BA), subscrito pelos deputados Colbert Martins e Iara Bernardi, foi aprovado na última quarta-feira. Para os parlamentares, as operadoras devem prestar esclarecimentos quanto à qualidade do sinal e a tarifa praticada em cada unidade da federação. O plano de expansão da rede e a forma de atendimento aos usuários também causam preocupação.

A justificativa da matéria lembra que, quando da concessão da telefonia brasileira à exploração da iniciativa privada, o país foi divido em três grandes regiões: a primeira, que abrange as regiões Norte, Nordeste e Sudeste; a segunda, que inclui o Centro-oeste e o Sul, além dos estados do Acre e Rondônia; e a terceira, exclusiva para São Paulo. ´

A qualidade da oferta, porém, segundo o requerimento, não tem sido a mesma em todas as localidades. "Nós precisamos ouvir das operadoras o porquê de o serviço ser tão ruim".

O deputado federal Colbert Martins (PMDB-BA) chegou a criticar abertamente a forma de atuação das operadoras. “Com esse requerimento, teremos uma das audiências maiores desta comissão, até porque ninguém consegue falar com as operadoras. Ligar de uma para outra, então, é uma tragédia”.