Ministro falará sobre o lançamento de foguete parceria com a China

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovou o requerimento que convida o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, para esclarecer as circunstâncias que levaram ao fracasso do lançamento do satélite construído em parceria entre Brasil e China.
12/12/2013 15h30

Texto: Telmo Fadul / foto: Alessandra Santos.

Ministro falará sobre o lançamento de foguete parceria com a China

Deputado Antônio Imbassahy

A tentativa malfadada de colocar em órbita o satélite CBERS-3, lançado da base espacial de Taiyuan, na China, de acordo com o autor da proposição, deputado federal Antonio Imbassahy, reflete o descaso do governo brasileiro com o desenvolvimento da ciência nacional.

“Incumbe à Agência Espacial Brasileira, autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a formulação e a coordenação da política espacial brasileira”, argumenta Imbassahy, na justificativa do requerimento de convite.

Na opinião do tucano, o comparecimento do ministro ao colegiado “é de fundamental importância para o esclarecimento dos fatos”.

Ele lembra ainda que as atividades de pesquisa do Brasil têm sido prejudicadas por constantes acidentes, como a explosão na Base de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, em 2003, e o incêndio na Estação Antártica Comandante Ferraz, em 2012. “Duas ocorrências que, embora não estejam relacionadas com a presente, acarretaram perda de vidas humanas”.