Debatedores pedem mais apoio para a Indústria Química nacional

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) realizou, nesta terça-feira, um Seminário com o tema "Indústria Química: Essencial para o Desenvolvimento Nacional". O requerimento para promoção do encontro foi apresentado pelos deputados federais Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), presidente do colegiado, e Arnaldo Jardim (PPS-SP).
26/11/2013 18h27

Texto: Telmo Fadul / foto: Alessandra Santos.

Debatedores pedem mais apoio para a Indústria Química nacional

Plenário da CCTCI

Primeiro a falar, o presidente do Conselho da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), Henri Slezynger, lembrou que o setor apresentou um déficit de R$ 28 bilhões em 2012, devendo subir ainda mais nos próximos anos. "Temos de tomar medidas imediatas para reativar a nossa capacidade já instalada".

Para ele, é fundamental que a Indústria Química brasileira agregue valor aos seus produtos para ganhar competitividade internacional. “Exportar commodities é bom, mas, o produto industrializado é muito melhor”.

Também presente aos debates, a diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP) Magda Chabriard reforçou a importância do gás natural para a Indústria Química do país. “Ao incentivarmos essa cadeia, vamos melhorar a lei da oferta e da procura – o que acaba por incrementar a competitividade”.

O Diretor da Braskem Pedro Freitas enfatizou que o crescimento da Indústria Química alavancará a indústria nacional como um todo. “Precisamos de políticas públicas que criem incentivos, pois somos base para diversas outras áreas”.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Química, o deputado Vanderlei Siraque (PT-SP) pediu mais atenção ao setor, que será muito demandado com a exploração do petróleo da camada pré-sal. “Temos de aproveitar para desenvolvermos também os nossos produtos petroquímicos”.

Por fim, o deputado Paulo Abi-Ackel afirmou que as contribuições colhidas no Seminário subsidiarão os parlamentares na formulação de proposições legislativas que aperfeiçoem o funcionamento da Indústria Química nacional.  “Aqui, nós tomamos conhecimento da situação. Agora, vamos agir para melhorar”.