Cronograma de transição da TV digital na pauta
De acordo com o autor do requerimento, deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), a realização do encontro é necessária porque há dúvidas quanto à viabilidade do prazo estabelecido pelo governo para mudança dos modelos de televisão: 1º de janeiro de 2015 a 31 de dezembro de 2018.
“Considerando que a TV é o meio de comunicação que atende a maior parte da população brasileira, é preciso discutir como se dará essa transição, bem como se a indústria nacional terá capacidade de produzir os novos equipamentos, para atender o mercado interno, em tão curto espaço de tempo”, colocou Sandro Alex.
Outra preocupação do parlamentar é a destino que a União dará às faixas de frequência hoje ocupadas pelos canais analógicos. “Além disso, é preciso debater a previsão de custo dos novos aparelhos e se a população de baixa renda terá capacidade financeira de arcar com esse cuidado”.
Participarão dos debates a Secretária de Serviços de Comunicação Eletrônica substituta do Ministério das Comunicações, Patrícia Ávila, o presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Slaviero, o Superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Marconi Thomaz de Souza.
O Diretor de Engenharia do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Fernando Ferreira, e o Engenheiro de Comunicações da Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel), André Felipe Seixas Trindade, também estão confirmados.