Comissões farão seminário conjunto sobre gás natural

As Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) promoverão um seminário, em conjunto, sobre a importância do gás natural para a competitividade da indústria brasileira. O evento ocorrerá no dia 24 de setembro.
12/09/2013 16h59

Foto: Alex-PSDB / texto: Telmo Fadul

Comissões farão seminário conjunto sobre gás natural

Deputado Paulo Abi-Ackel

Os autores do requerimento para realização do encontro são o deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), presidente da CCTCI, e Vanderlei Siraque (PT-SP). A intenção é identificar propostas concretas para a melhoria do mercado de gás natural no Brasil.
 
“O gás tem de ser considerado como um dos instrumentos para alavancar a competitividade da economia brasileira. Dessa maneira, deve-se trazer para o ambiente do Congresso Nacional a discussão deste tema estratégico, que definitivamente se mostrou como fator relevante no rearranjo recente da geopolítica global”, explicam os parlamentares, na justificativa da proposição.
 
De acordo com eles, as expectativas de produção são positivas, embora frisem que muito ainda precisa ser feito para o crescimento desse nicho.
 
Serão convidados para o encontro o professor do Grupo de Energia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Edmar de Almeida, o representante da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) Adjarma Azevedo, o representante da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM) Fernando Figueiredo, o representante da Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (ABIVIDRO) Lucien Bernard Mulder Belmonte, e o representante da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER) Antonio Carlos Kieling.
 
O representante da Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia (ABIAPE) Mario Menel, o representante do Instituto Aço Brasil (IABR) Marco Polo de Mello Lopes, o representante da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE) Paulo Pedrosa e a Diretora-geral da Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, também devem participar.
 
Outros prováveis debatedores são o Diretor do Departamento de Gás Natural do ministério de Minas e Energia, Symone Christine de Santana Araújo, e o representante da Câmara de Gestão de Competitividade, Jorge Gerdau Johannpeter.