Comissão vai discutir denúncia de espionagem dos Estados Unidos

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) promove, na próxima quarta-feira (14/08), a audiência pública sobre das denúncias de que os Estados Unidos teriam espionado o Brasil e outros países da América Latina a partir de uma base clandestina instalada em Brasília. As discussões serão abertas para a participação dos internautas. Dúvidas, críticas e sugestões podem ser feitas por meio do endereço eletrônico: http://edemocracia.camara.gov.br
09/08/2013 17h10

Foto e texto: Telmo Fadul

Comissão vai discutir denúncia de espionagem dos Estados Unidos

Plenário da CCTCI

Os autores dos requerimentos para realização dos debates são os deputados federais Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), presidente do colegiado, Antonio Imbassahy (PSDB-BA), Newton Lima (PT-SP), Sibá Machado (PT-AC), Luiza Erundina (PSB-SP), Glauber Braga (PSB-RJ), Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS), Edinho Bez (PMDB-SC) e Nelson Pellegrino (PT-BA).

 

As Comissões de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), de Defesa do Consumidor (CDC) e de Legislação Participativa (CLP) também participarão do encontro.

 

As discussões terão como tema “eventuais fragilidades nos sistemas de guarda e fluxo de conteúdo de informações pessoais, oficiais ou economicamente estratégicas do cidadão brasileiro, do Estado e do setor privado”.

 

“O nosso principal foco aqui é descobrir se os dados que nós disponibilizamos na web estão de fato protegidos. Nós queremos saber se as empresas da área de internet se utilizam dessas informações para finalidades não desejadas pelo usuário”, resumiu Paulo Abi-Ackel. 

 

Estarão presentes na reunião o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Comando do Exército, Sinclair James Mayer, o tecnologista sênior da Agência Brasileira de Inteligência (ABI), Otávio Carlos Cunha da Silva, e o presidente da Telebras, Caio Cezar Bonilha Rodrigues.

 

O coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Virgílio Augusto Fernandes Almeida, o diretor-executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, o Diretor de Políticas Públicas do Google no Brasil, Marcel Leonardi, o Gerente de Relações Governamentais do Facebook no Brasil, Bruno Magrani, e o presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Eduardo Neger, também estão confirmados.