Comissão retoma audiência sobre espionagem dos EUA

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) dá continuidade, amanhã, à audiência pública sobre as denúncias de que os Estados Unidos espionam o Brasil e outros países por meio de informações coletadas através da internet e de satélites de telecomunicações. Internautas poderão participar ao vivo: http://edemocracia.camara.gov.br/web/eventosinterativos
19/08/2013 15h15

Foto e texto: Telmo Fadul

Comissão retoma audiência sobre espionagem dos EUA

Plenário da CCTCI

O tema foi debatido, na semana passada, em encontro que contou com a presença também de membros das Comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN), de Fiscalização Financeira e Controle (CFC), Legislação Participativa (CLP) e de Defesa do Consumidor (CDC).

Na ocasião, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informou que o governo brasileiro irá recorrer à Organização das Nações Unidas (ONU) contra o que ele chamou de “bisbilhotice” dos norte-americanos.

A discussão será retomada agora para que representantes das empresas de internet e informática em atuação no Brasil possam defender-se da acusação de que compartilham informações privadas dos usuários de seus serviços.

Como havia muitos convidados, o presidente da CCTCI, Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), de comum acordo com os presidentes dos demais colegiados, decidiu reservar parte das exposições para uma nova data.

O presidente substituto da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Jarbas Valente, o coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Virgílio Fernandes, o presidente –executivo do SindiTelebrasil, Eduardo Levy, o Diretor-geral jurídico e de Relações Institucionais da Microsoft Brasil, Alexandre Esper, o Diretor de Políticas Públicas da Google Brasil, Marcel Leonardi, o gerente de Relações Governamentais do Facebook no Brasil, Bruno Magrani ; o presidente da Associação Brasileira de Internet (Abranet), Eduardo Neger, e o professor da PUC Minas Gustavo Torres estão confirmados.

O Diretor-geral do Twitter no Brasil também pode comparecer.