Comissão discutiu recomposição dos quadros de instituições de ciência e tecnologia
O requerimento para promoção do encontro foi apresentado pelos deputados federais Chico Lopes (PCdoB-CE), na CTASP, e Izalci (PSDB-DF), na CCTCI. De acordo com eles, a carreira relacionada à área está presente em sete dos ministérios federais e na Secretaria de Assuntos Estratégicos, além de 19 órgãos e instituições do Poder Executivo.
Entre as atividades a cargo dos profissionais de ciência e tecnologia estão os programas nuclear e espacial do país, e as indústrias de defesa e farmacêutica.
Participaram dos debates o Coordenador-geral de Recursos Humanos da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Flávio Coutinho de Carvalho, e o Secretário Executivo do Fórum Nacional de Entidades Sindicais da Carreira de Ciência e Tecnologia, Ivanil Elisiário Barbosa.
O Diretor de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo, também compareceu.
De acordo com Izalci, os depoimentos colhidos na reunião servirão para embasar os parlamentares no momento de tomar decisões acerca do tema. “Nós estamos estudando o que pode ser feito no âmbito do Poder Legislativo, porque, hoje, a situação está bastante grave”, colocou o parlamentar.