CCTCI realiza Mesa Redonda em Pernambuco sobre financiamento de mídias alternativas
O requerimento para realização do encontro foi apresentado pela deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE). Ela quer debater os mecanismos pelos quais os meios de comunicação que não estão ligados a grandes corporações conseguem se manter.
Confirmaram presença Ivan Moraes Filho, membro do Centro de Cultura Luiz Freire, e o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Marcelino Granja de Menezes. O professor da Universidade de Brasília (UnB) Venício Artur de Lima e o presidente do Centro de Estudos de Mídias Alternativas Barão de Itararé, Altamiro Borges, foram convidados, mas, não poderão comparecer.
“Defender o direito à comunicação para todas as pessoas e garantir ferramentas para que a democratização seja efetiva e real é fundamental para avançarmos num conceito de sociedade cada vez mais esclarecida e preparada para a análise crítica dos fatos e a superação de suas deficiências”, argumentou Luciana Santos, na justificação da matéria.
Segundo ela, a discussão ocorrerá em Pernambuco porque os movimentos sociais e entidades ligadas à comunicação no Estado inspiraram a criação de uma subcomissão especial sobre o tema.
“Levar os trabalhos dessa subcomissão, que se encontra instalada e em funcionamento, para análise e contribuição dos movimentos sociais, nos parece fundamental para que possamos garantir um trabalho profícuo e participativo”, completou.