CCTCI fará audiência sobre torneio de ensino profissionalizante

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovou, na última quarta-feira (dia 25), requerimento do deputado federal Colbert Martins (PMDB-BA) que solicita a realização de uma audiência pública sobre o Torneio Internacional de Formação Profissional – World Skills Competition.
27/09/2013 17h37

Foto: Lucio Bernardo Jr. / texto: Telmo Fadul.

CCTCI fará audiência sobre torneio de ensino profissionalizante

Plenário da CCTCI

O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade, o Diretor Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Rafael Lucchesi, e o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Antonio José Domingues de Oliveira, serão convidados.

A intenção de Colbert é transmitir aos integrantes da CCTCI informações a respeito do Torneio, do qual foi observador, em viagem feita à Alemanha, em junho deste ano. O evento, realizado bienalmente, é considerado a maior competição de ensino profissionalizante do mundo. Cerca de mil jovens de 52 países compareceram ao encontro.

“Fiquei orgulhoso em poder acompanhar a vitória de 12 dos 41 jovens da delegação brasileira. E feliz em saber que o Brasil possui jovens capacitados, que desempenham com excelência suas funções e competem de igual para igual com alunos de países considerados referência na educação”, declarou Colbert.

De acordo com ele, a promoção da audiência é necessária porque, em 2015, o Brasil será sede da World Skills Competition. O evento ocorrerá em São Paulo, de 11 a 16 de agosto.

Para o presidente da CCTCI, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), a reunião será uma oportunidade para os parlamentares debaterem o ensino profissionalizante no Brasil. “Como está o funcionamento dos nossos cursos técnicos? Eles têm contribuído efetivamente para o desenvolvimento do país?”, questiona.