CCTCI fará audiência sobre relatório da Subcomissão de Mídia Alternativa

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) aprovou, nesta quarta-feira (dia 16), o requerimento para realização de uma audiência pública sobre o Relatório Final da “Subcomissão Especial destinada a analisar as formas de financiamento de Mídia Alternativa”.
16/10/2013 14h29

Texto: Telmo Fadul / foto: Alexandra Martins.

CCTCI fará audiência sobre relatório da Subcomissão de Mídia Alternativa

Deputada Luciana Santos

O encontro foi solicitado pela deputada federal Luciana Santos (PCdoB-PE), que quer ouvir representantes do setor antes da votação do parecer. “Nós nos debruçamos a aprofundar o estudo e o diálogo com a sociedade civil no intuito de encontrar a melhor definição para o que se costuma chamar de ‘mídia alternativa’”, declarou a parlamentar.

De acordo com ela, a intenção dos membros do colegiado foi contribuir com a “democratização” dos meios de comunicação. Para tanto, os congressistas realizaram duas audiências públicas, uma em Brasília e outra em Pernambuco, além de diversas reuniões com a sociedade civil organizada.

“Diante da complexidade do tema, a construção do relatório desta subcomissão especial tornou-se um trabalho a envolver muitos subtemas, como propostas de financiamento específicas para o setor das rádios comunitárias, para as TVs educativas, para blogs”, completou Luciana.

Serão convidados para a audiência pública o Professor doutor Venício Arthur de Lima, o presidente da Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores de Comunicação (ALTERCOM), Renato Rovai, o jornalista e criador do Blog Viomundo, Luiz Carlos Azenha, e o representante do Centro Cultural Luiz Freire Ivan Moraes Filho.

Para o deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), presidente da CCTCI, os elementos colhidos durante a discussão darão “maior segurança” aos parlamentares na hora da decisão. “Esse é um tema delicado, que merece toda a nossa preocupação. Por isso, estamos nos esmerando tanto nos debates, para que tomemos a resolução mais acertada”.