CCTCI criará subcomissão para tratar de publicidade nos meios de comunicação
O requerimento para instalação do grupo de trabalho foi apresentado pelos deputados federais Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS), Jorge Bittar (PT-RJ) e Silas Câmara (PSD-AM). Eles querem debater as cerca de 50 propostas ligadas ao tema aguardam análise no colegiado.
Para Paulo Abi-Ackel, presidente da CCTCI, a instituição do novo colegiado levará a um debate mais aprofundado a respeito das matérias que versam sobre a propaganda para venda de produtos ou serviços. “Nós queremos que os parlamentares construam uma visão integrada sobre as mudanças sugeridas”.
De acordo com Abi-Ackel, a inserção publicitária é uma modalidade de informação à disposição do público e, também, a principal fonte de renda dos veículos de comunicação. Por isso, o deputado afirma que o assunto deva ser abordado com dupla responsabilidade.
De um lado, ele quer assegurar que o público receba informações corretas e adequadas a respeito do tema, evitando-se abusos na construção da mensagem ou veiculação em condições indevidas.
De outro lado, a intenção é garantir o cumprimento, pelos veículos, da função de utilidade pública, preservando-se, porém, o equilíbrio de mercado e o acesso das empresas de comunicação aos recursos da publicidade em condições comercialmente equitativas.