Aberta exposição da Embrapa sobre Centros Vocacionais Tecnológicos
Interessados no tema podem conhecer os projetos desenvolvidos pela Embrapa no estande montado no gramado ao lado do Anexo II da Câmara dos Deputados. A entrada é franca. O horário de funcionamento é das 9h às 18h. O evento se encerra na sexta-feira, dia 08.
Na próxima quarta-feira, será aberta também a exposição do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no Espaço Mário Covas, sobre soluções tecnológicas encontradas para esse tipo de empreendimento. A visitação será feita de 9h às 18h.
O Seminário foi proposto pelo deputado federal Ariosto Holanda (PROS-CE), que vê um certo “analfabetismo tecnológico” nas micro e pequenas empresas do país, devido à falta de incentivos por parte do governo. De acordo com ele, essas instituições estão distantes de quem detém o conhecimento – as universidades.
Para o deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), as exposições e os debates subsidiarão os parlamentares na propositura de iniciativas que melhorem as condições de oferecimento da Extensão, com vistas ao fortalecimento das micro e pequenas empresas. “Caso nós concluamos que é necessária uma mudança na lei, iremos buscar esse caminho”.
No Seminário da quarta-feira, estarão presentes o Ministro-Chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif; o Secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Oswaldo Baptista Duarte Filho; a Diretora do Departamento de Ações Regionais para Inclusão Social do MCTI, Sônia da Costa; e o Diretor de Produtividade e Inovação da Secretaria de Competitividade e Gestão da Secretaria Nacional da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Fernando Almeida.
O Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; o Diretor-técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Carlos Alberto dos Santos; o Reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF), Luiz Augusto Caldas Pereira; e o Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Neto, também devem comparecer.