Espionagem dos Estados Unidos na pauta desta terça.

A Câmara dos Deputados volta a discutir, nesta terça-feira, as denúncias de que os Estados Unidos espionaram o Brasil e outros países da América Latina por meio de informações repassadas por empresas das áreas de internet e telecomunicações.
23/09/2013 15h35

Foto e Texto: Telmo Fadul

Espionagem dos Estados Unidos na pauta desta terça.

Audiência Conjunta

A audiência conjunta será promovida pelas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC), e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN).

Devem estar presentes os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), José Elito Siqueira. O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Wilson Roberto Trezza, também foi convidado.

Segundo deputado federal Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), presidente da CCTCI, os parlamentares cobrarão do Executivo Federal melhorias no sistema de proteção das informações nacionais.

“Pelo que nós pudemos perceber, a inteligência brasileira não funcionou para prever a bisbilhotice internacional, nem está funcionando agora para dar uma resposta à altura dessa violação da nossa soberania”, disse o parlamentar. 

Este será o terceiro encontro sobre o tema com a participação da CCTCI. O colegiado já ouviu o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e representantes de empresas das áreas de telefonia e informática.