Galeria dos ex-presidentes tem novo integrante

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática homenageou, no último dia 12, o deputado Bruno Araújo (PSDB/PE) com a aposição de sua foto na galeria dos ex-presidentes. O parlamentar, hoje líder do partido na Câmara, dirigiu a CCTCI em 2011.
13/12/2012 17h10

Galeria dos ex-presidentes tem novo integrante

A homenagem ao Deputado Bruno

A Comissão de Ciência e Tecnologia atua como órgão técnico da Câmara e é uma referência na articulação dos agentes públicos e privados nas áreas de ciência e tecnologia, radiodifusão, telecomunicações, tecnologia da informação, entre outros temas.

Na gestão de Bruno Araújo, a CCTCI aprovou diversos projetos de lei tratando principalmente de telecomunicações, inclusão digital e acordos internacionais sobre ciência, tecnologia e inovação. Foram objeto de discussão também temas como publicidade infantil, direitos autorais, o programa espacial brasileiro, o Programa Nacional de Banda Larga e os crimes na internet, dentro do PL 84/99, recentemente convertido em lei.

Em 2011, ocupou a pauta da comissão, ainda, uma variedade de palestras e debates acerca de programas de extensão, inovação, propriedade intelectual e patentes,  jornada que culminou na apresentação, em agosto, do PL 2.177/11, fruto de parceria com diversas entidades do setor, instituindo o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

No âmbito administrativo, a principal iniciativa consistiu na implantação em caráter definitivo da pauta eletrônica, inovadora ferramenta de apoio que permitiu a eliminação quase total da versão impressa e, em consequência, drástica redução no consumo de papel.

A Comissão de Ciência e Tecnologia é presidida atualmente pelo deputado Eduardo Azeredo (PSDB/MG) e compõe-se de 42 membros titulares e igual número de suplentes. Completam a mesa os deputados Ruy Carneiro (PSDB/PB), primeiro-vice-presidente; Antonio Imbassahy (PSDB/BA), segundo vice; e Carlinhos Almeida (PT/SP), terceiro vice.

Eleito o mais jovem deputado estadual em 1998, Bruno Araújo chegou à Câmara em 2007. Antes de presidir a CCTCI, em 2011, integrou as comissões de Finanças e Tributação, de Relações Exteriores e de Constituição e Justiça, assim como a Comissão Mista de Orçamento. Ocupou também, entre outros, os cargos de relator setorial do Orçamento Geral da União para 2009, relator da Consolidação das Leis Eleitorais Brasileiras e relator de receita do Orçamento Geral da União para 2011. Natural de Recife e advogado, o deputado, ora no segundo mandato, sucedeu na presidência da comissão o hoje senador Eunício Oliveira.