Comissão realiza audiência pública com a participação do Ministro da Ciência e Tecnologia

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realizou nesta quarta-feira, 25/04, audiência pública com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp.
26/04/2012 14h15

Foto: Beto Oliveira

Comissão realiza audiência pública com a participação do Ministro da Ciência e Tecnologia

O ministro abordou vários assuntos: as metas da pasta para 2012, os resultados das ações desenvolvidas em 2011, o funcionamento do Programa Ciência sem Fronteiras, orçamento, o acidente na Antártida, a aplicação de recursos do pré-sal em pesquisa, ciência e tecnologia.

Participaram também da audiência o presidente do CNPq, Glaucius Oliva, e o Diretor-substituto de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Geraldo Nunes.

O ministro ressaltou a importância de aumentar a participação do setor empresarial nos investimentos em pesquisa e desenvolvimento (P&D), um dos grandes desafios para tornar a economia brasileira mais competitiva e com maior participação no mercado global por meio da inovação tecnológica. Segundo o ministro, a participação do setor privado nos investimentos de P&D em outros países é de duas a cinco vezes maior do que a do setor público, ao passo que no Brasil o setor privado investe apenas 80% do total aplicado pelo poder público. Ressaltou também a necessidade de aumentar a formação de recursos humanos nas áreas de engenharia e ciências naturais. O ministro afirmou que a Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação para o período de 2012 a 2015 contém metas factíveis para transformar positivamente esse cenário.

Mais detalhes nos endereços eletrônicos:
 https://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/CIENCIA-E-TECNOLOGIA/415709-MINISTRO-DEFENDE-USO-DE-RECURSOS-DO-PRE-SAL-EM-CIENCIA-E-TECNOLOGIA.html
e
https://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/CIENCIA-E-TECNOLOGIA/415697-DEPUTADOS-APONTAM-PROBLEMAS-EM-CONCESSAO-DE-BOLSAS-DE-ESTUDO-NO-EXTERIOR.html.

Na terça-feira, 24/04, foi realizada audiência pública com o tema "A relevância tecnológica, econômica e estratégica da computação em nuvem (cloud computing) para a competitividade nacional", aprovada por requerimento nº 115/2012, do Deputado Ruy Carneiro. A audiência contou com representantes de ministérios, como o da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e de associações de empresas de Telecomunicações e de Tecnologia da Informação.