Seminário discute papel do Congresso na inovação tecnológica
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, realizará hoje e amanhã no Plenário 13, do anexo II, o seminário “O papel do Congresso Nacional na inovação tecnológica”. O evento é uma iniciativa do presidente da Comissão, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).
A abertura do seminário será hoje, às 14h30. O primeiro painel tratará do tema “Diagnóstico da situação brasileira: alternativas”. O palestrante convidado é Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O segundo painel terá como tema “Pesquisa, desenvolvimento e inovação: o papel do Congresso” e os palestrantes serão Ricardo Sennes, da Prospectiva Consultoria; Glauco Arbix, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Gluacius Oliva, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, (CNPq) e Antonio Britto Filho, presidente–executivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Intefarma).
No dia 31 (4ª feira) os trabalhos do seminário serão abertos às 9h30 com o terceiro painel que trará o tema “Educação empreendedora para inovação”. O palestrante será o cientista-chefe do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR), Sílvio Meira. O cientista é um dos principais responsáveis por transformar Recife em um respeitado polo de produção de software. Ele é um crítico a forma como as empresas usam as redes sociais.
O quarto e último painel discutirá “O setor produtivo e a inovação tecnológica”. Os palestrantes convidados são Paulo Mol Junior, gerente-executivo de estudos e políticas industriais e inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Pedro Antonio Arraes Pereira, diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Jackson Medeiros de Farias Schneider, vice-presidente de Relações Institucionais da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) e Roberto Murilo Carvalho de Souza, gerente de estratégia tecnológica do Centro de Pesquisa de Petrobras.