Seminário: “Extensão Tecnológica no Brasil”

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, juntamente com a Comissão Especial do Plano Nacional de Educação e o Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara dos Deputados realizará na próxima terça-feira, dia 16 de agosto, no auditório Nereu Ramos, no Anexo II da Câmara dos Deputados, a partir das 8h30, o seminário “Extensão Tecnológica no Brasil”.
12/08/2011 16h10

Seminário: “Extensão Tecnológica no Brasil”

Logomarca do seminário

Participarão do evento o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Bruno Araújo (PSDB-PE), o presidente do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara, Inocência Oliveira (PR-PE), o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, o diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Emir José Suaiden e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Glauco Arbix, entre outros.

O seminário tem como objetivo fazer uma mobilização política para a retomada do programa de extensão da educação tecnológica que visa capacitar os 50 milhões de analfabetos funcionais brasileiros, segundo o Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf).

De acordo com o deputado Ariosto Holanda (PSB-CE), organizador do evento, houve um corte significativo nos recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, o que afetou a expansão dos centros vocacionais tecnológicos (CVTs), responsáveis pela capacitação do pessoal. Hoje existem no País cerca de 300 centros.

O deputado Ariosto Holanda aproveitará o evento para propor a implantação de mil CTVs no atual governo. Para isso será necessário um investimento de R$ 2 bilhões, uma vez que cada CVT equipado custa R$ 2 milhões.

A exposição "Centro Vocacioal Tecnológico: a extensão do saber a serviço da população" mostrará o trabalho de alguns CVTs existentes no país. Poderão ser visitados: Laboratórios de Biologia, Física e Química, nos quais serão realizadas práticas com vistas à popularização da Ciência; Laboratório de Eletromecânica, com demonstrações de eletrotécnica; Sala de videoconferência, integrada a laboratório de informática, utilizada para educação a distância. Haverá também uma réplica do Laboratório de Marie Curie, em comemoraqção ao Ano Internacinal da Química.

A exposição acontecerá de 16 a 19 de agosto, das 9 às 18 horas, na entrada do Anexo II da Câmara dos Deputados.