Sandro Alex pede informações ao ministro Paulo Bernardo sobre testes com WiMax

05/10/2011 14h50

O deputado Sandro Alex (PPS-PR) adverte que, se a Anatel não tomar medidas para impedir que ocorram problemas de interferência causados pela potência do serviço de telecomunicações WiMax, 22 milhões de proprietários de parabólicas domésticas poderão ficar sem sinal.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou, hoje, requerimento do deputado Sandro Alex (PPS-PR), que solicita informações ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, sobre o resultado dos testes realizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) com o WiMax.

Em seu requerimento o parlamentar pede, ainda, que seja enviada à Comissão uma cópia completa dos relatórios contendo os resultados dos testes realizados. O requerimento será agora encaminhado à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados para que essa o encaminhe ao Ministério das Comunicações.

De acordo com o deputado Sandro Alex, o assunto merece atenção especial da CCTCI, uma vez que a consulta pública nº 23, de 2011, da Anatel, permite que o WiMax opere com potência de até 30W, o que pode fazer com que  os usuários sofram problemas de interferência nas transmissões por meio de antenas parabólicas.

“Para conhecer a dimensão do problema e as medidas que o Ministério das Comunicações está tomando para solucioná-lo é importante que a Comissão de Ciência e Tecnologia seja informada sobre quais testes foram realizados pela Anatel”, explicou o deputado Sandro Alex.