Para Bruno Araújo na ciência e tecnologia não há espaço para disputas políticas
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloísio Mercadante, destacou em seu discurso a necessidade do setor privado investir mais em pesquisa. Segundo ele, o investimento hoje é de 0,57% do Produto Interno Bruto (PIB). “Investimos pouco porque temos uma cultura passiva em relação à inovação.” Quanto à extensão tecnológica, o ministro revelou que há em sua pasta um programa para fortalecer a tecnologia social, a tecnologia assistiva (destinada aos portadores de necessidades especiais) e as tecnologias sustentáveis.
Além de parlamentares, o Seminário Inovação Tecnológica reuniu representantes de instituições de ensino, de empresas e estudantes. Depois da abertura foram realizados dois painéis. O primeiro tratou da assistência tecnológica às micro e pequenas empresas. O segundo discutiu a capacitação tecnológica da população. Participaram dos trabalhos o diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Emir José Suaiden, o diretor de Operações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Gustavo Leal Sales Filho e o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico de Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, entre outros.
Confira o vídeo (abertura e painel 1) (painel 2) e as apresentações
Leia também as matérias da Agência Cãmara
Antes da abertura do seminário foi inaugurada a exposição "Centro Vocacioal Tecnológico: a extensão do saber a serviço da população", mostra o trabalho de alguns CVTs existentes no país. Podem ser visitados: Laboratórios de Biologia, Física e Química, nos quais serão realizadas práticas com vistas à popularização da Ciência; Laboratório de Eletromecânica, com demonstrações de eletrotécnica; Sala de videoconferência, integrada a laboratório de informática, utilizada para educação a distância. Há também uma réplica do Laboratório de Marie Curie, em comemoração ao Ano Internacinal da Química.
A exposição estará aberta ao público de 16 a 19 de agosto, das 9 às 18 horas, na entrada do Anexo II da Câmara dos Deputados.