Helena Chagas diz que critério para destinação de verba publicitária é técnico
Foto: Saulo Cruz
Ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, em reunião na CCTCI
A ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Helena Chagas, disse em reunião na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara que a verba de publicidade do Governo Federal passou nos últimos anos por um processo de redistribuição. Segundo ela, os recursos hoje são destinados a veículos de municípios de até 18 mil habitantes e no futuro chegará aos de 10 mil.
O comparecimento da ministra à CCTCI foi para falar sobre os critérios de distribuição da verba de publicidade. Segundo ela, existe um cadastro de veículos aptos a receber publicidade oficial. De acordo com dados fornecidos pela Secom, os recursos de publicidade do governo são destinados hoje a 484 emissoras de TV, 4085 de rádio, 2362 jornais, 674 sites de notícias, 671 revistas e 51 de mídia exterior.
A ministra negou que haja critério político. “O que predomina é a técnica”, frisou.
Segundo Helena Chagas, os investimentos são proporcionais à audiência e o método utilizado para aferição é o Ibope. A ministra lembrou que nas localidades onde não é possível fazer pesquisa o critério adotado é diversificar a publicidade pública.
“A Secom não pulverizou a verba de publicidade, e sim democratizou”, disse a ministra.