Helena Chagas diz que critério para destinação de verba publicitária é técnico

“Os critérios para distribuição de verba de publicidade são técnicos e não políticos, porque o técnico garante a democracia”, frisou a ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Helena Chagas, durante audiência realizada para tratar da destinação da verba de publicidade do Governo.
08/11/2011 19h20

Foto: Saulo Cruz

Helena Chagas diz que critério para destinação de verba publicitária é técnico

Ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas, em reunião na CCTCI

A ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Helena Chagas, disse em reunião na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara que a verba de publicidade do Governo Federal passou nos últimos anos por um processo de redistribuição. Segundo ela, os recursos hoje são destinados a veículos de municípios de até 18 mil habitantes e no futuro chegará aos de 10 mil.

O comparecimento da ministra à CCTCI foi para falar sobre os critérios de distribuição da verba de publicidade.  Segundo ela, existe um cadastro de veículos aptos a receber publicidade oficial. De acordo com dados fornecidos pela Secom, os recursos de publicidade do governo são destinados hoje a 484 emissoras de TV, 4085 de rádio, 2362 jornais, 674 sites de notícias, 671 revistas e 51 de mídia exterior.

A ministra negou que haja critério político. “O que predomina é a técnica”, frisou.

Segundo Helena Chagas, os investimentos são proporcionais à audiência e o método utilizado para aferição é o Ibope. A ministra lembrou que nas localidades onde não é possível fazer pesquisa o critério adotado é diversificar a publicidade pública.

“A Secom não pulverizou a verba de publicidade, e sim democratizou”, disse a ministra.