Deputados debatem risco de catástrofes naturais nesta terça (12)

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara vai realizar no próximo dia 12 de abril audiência pública para discutir a necessidade de organizar a sociedade brasileira para enfrentar possíveis catástrofes naturais. “Embora a probabilidade de um evento de tais proporções seja pequena, preocupa-nos o fato de que o Brasil tenha uma parte significativa da população concentrada na costa e não possua qualquer sistema de alerta e de movimentação dessas pessoas, se um evento de tal natureza vier a ocorrer”, explicou o presidente da comissão, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE), autor do requerimento.
01/04/2011 16h30

Na avaliação de Araújo, os trágicos efeitos das enchentes deste ano no Rio de Janeiro, no Paraná e em Santa Catarina demonstram que estamos despreparados para enfrentar desastres naturais. “O aumento da incidência de outros fenômenos em nossas costas, a exemplo dos tornados que têm sido observados no Atlântico Sul com maior frequência, também motiva este requerimento”, completou.

Foram convidados para a audiência, que está marcada para as 14h30, o Comandante da Marinha do Brasil, o Almirante de esquadra Julio Soares de Moura Neto; o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia, Carlos Afonso Nobre; o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara; o chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), Lucas Vieira Barros; o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto de Azevedo Viana Filho; e o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Antonio Divino Moura.

A audiência atende também ao requerimento do deputado Silas Câmara (PSC-AM), sobre desastres naturais ocorridos recentemente em alguns estados brasileiros.