Comissão discute qualidade da telefonia celular no País
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados realizará amanhã (4ª feira), às 10h30, no plenário 13, do anexo II, audiência pública sobre a qualidade dos serviços prestados de telefonia celular e de Internet móvel no País. A reunião foi solicitada pelos deputados Hugo Motta (PMDB-PB), Júlio Campos (DEM-MT) e pelo presidente da Comissão, deputado Bruno Araújo (PSDB-PE).
De acordo com o deputado Bruno, os serviços prestados de telefonia na grande Recife, assim como em todo o Estado, não são de boa qualidade. Segundo ele, interrupções nas chamadas e baixa qualidade do sinal são frequentes. O deputado Hugo Motta disse que os problemas na qualidade da comunicação não são solucionados, enquanto há um aumento significativo na oferta dos serviços. De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil tem hoje 217 milhões de celulares, o que representa 1,11 celulares por habitante.
O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça mostra que do total de reclamações registradas nos Procons de todo o País relativas à telefonia celular, 45% referem-se à qualidade dos serviços.
A audiência pública poderá ser acompanhada em tempo real pela Internet. A Agência Câmara disponibilizará um link para que a sociedade envie perguntas, comentários e sugestões aos participantes da reunião.
Foram convidados para a audiência pública o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg, o presidente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Vidal Serrano Nunes Júnior, o diretor-executivo do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sindi Telebrasil) e o coordenador-geral do Procon de Pernambuco, José Cavalcanti de Rangel Moreira.